• (31) 3450-3491
  • (31) 97531-1927

Estampas



A Vistual trabalha com cinco técnicas de estampa. Confira abaixo a descrição de cada uma delas e saiba qual será o melhor tipo para reproduzir a sua ideia.


Silk-screen e policromia
O silk-screen e a policromia são as técnicas tradicionais de serigrafia, reproduzem textos ou figuras planas. Veja como são feitos:

1. O desenho passa por uma vetorização ponto a ponto no computador que transforma cada parte da gravura em pontos numéricos.
2. A arte final é impressa em uma folha especial de papel vegetal e posicionada na tela matriz feita de nylon. Para que o papel vegetal transfira o desenho para a tela, é preciso alguns minutos em exposição à uma lâmpada rica em UV, antes a tela matriz deve ser submetida a um preparo de emulsão de bicromato.
3. A tela fica vazada com o formato da estampa e já está pronta para receber a tinta especial para malhas e tecidos e carimbar as peças. É feita uma aplicação individual peça a peça.
4. Depois da tinta secar a peça fica prontinha para o uso!

Bordado
O bordado utiliza as linhas para formar as estampas, deixando a peça mais sofisticada. Reproduz textos, emblemas, logotipos, brasões e bandeiras. Veja como é feito:

1. A arte passa por uma vetorização no computador que organiza cada ponto que a linha irá fazer para formar o desenho.
2. Cada peça é colocada no bastidor da máquina computadorizada, deixando firme o local que receberá a estampa.
3. O computador lê a vetorização feita anteriormente e dita às máquinas os pontos a serem bordados.
4. Em seguida é feito o acabamento, arrematando as linhas que sobram deixando a peça prontinha para o uso!

Sublimação e OBM
A sublimação é a mudança de uma matéria do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pela fase líquida. É o que acontece com essa técnica de estampa, tal nome não é por acaso. Reproduz fielmente fotos, logotipos, luzes, degradês e artes multicores. Veja como é feito:

1. O desenho passa por uma preparação no computador retirando o fundo das imagens, em algumas artes a vetorização ponto a ponto é mais indicada para melhor definição.
2. O desenho a ser estampado é impresso em um papel especial com tintas sublimáticas. Para cada camisa é feita uma folha.
3. A imagem impressa é transferida para o tecido usando calor e pressão. O calor sublima a tinta, que se transforma num gás e vai direto para as fibras do tecido, tingindo de forma permanente a malha.
4. Após a peça esfriar já fica prontinha para o uso!